Medida pretende diminuir os riscos à saúde dos trabalhadores da construção em decorrência da manipulação de carga excessiva
A Internacional dos Trabalhadores da Construção e da Madeira (ICM) lançou, no último dia 15, a campanha "25 quilos... não mais", com o intuito de reduzir o peso de sacos de cimento para, no máximo, 25 kg. A entidade quer diminuir o risco de lesões e o desgaste físico dos trabalhadores com o levantamento e manipulação de cargas. De acordo com a ICM, o manejo de sacos de cimento acima dos 25 kg causa impactos na coluna vertebral, ligamentos e músculos, ocasionando, na maioria das vezes, lesões irreversíveis.
Atualmente, os sacos pesam entre 42 e 50 kg, dependendo do país e do fabricante, o que, segundo a ICM, desrespeita as recomendações de organismos internacionais como a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Com a intenção de reduzir essa carga, a ICM tenta, por meio dos sindicatos afiliados nos setores da construção, reforçar o diálogo com governos, empregadores e principalmente fabricantes de cimentos.
A ICM afirma que, na União Europeia, o peso máximo dos cimentos chega a 25 kg. Já na Austrália, o peso máximo estabelecido é de 20 kg, reduzindo ainda mais o risco de lesões.
Fonte: PINIweb.com.br
© Versatto Engenharia e Construções - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por: Com Design